Carreata encerra celebrações do Agosto Lilás em Araxá

 Carreata encerra celebrações do Agosto Lilás em Araxá

 

A equipe da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica realizou na manhã de 31/08 uma carreata, juntamente com representantes da Rede de Enfrentamento à violência do município, serviço que contribui com o avanço no combate à violência contra a mulher. Nos trinta e um dias do mês vários trabalhos foram realizados no agosto lilás. Abordando o assunto vários profissionais que atuam no atendimento à essas vítimas percorreram dez quilômetros num percurso que transitou por vários bairros de Araxá. A Lei Maria da Penha, que tem como principal objetivo punir e frear a violência doméstica e familiar contra as mulheres, completou 14 anos em 2020. No enfrentamento a esse problema, as forças de segurança pública de minas gerais atuam em várias frentes, que buscam desde o atendimento humanizado às vítimas até a promoção de reflexões e responsabilização dos agressores.

 

A patrulha de prevenção à violência doméstica foi o primeiro serviço preventivo policial militar da américa latina. Atualmente, está em 50 municípios, entre eles Araxá. O serviço faz a triagem das ocorrências registradas de casos reincidentes e de maior gravidade. Com isso, a PM orienta e encaminha vítimas e potenciais vítimas à rede de atendimento e faz visitas aos autores das agressões.

 

Outra frente de trabalho foi iniciado em julho, a delegacia virtual disponibiliza a opção de registro de violência doméstica e familiar. Com o novo recurso, é possível gerar de forma on-line registros de lesão corporal, vias de fato, ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência praticados contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Ainda de acordo com a policial militar da patrulha de prevenção à violência doméstica a carreata teve o trajeto traçado de acordo com os bairros onde há mais incidência, como por exemplo, Ana Pinto de Almeida e Salomão Drummond, na região norte de Araxá.

Outras Notícias