Campanha antirrábica animal inicia dia 07 de setembro em Araxá

 Campanha antirrábica animal inicia dia 07 de setembro em Araxá

 

A cada dia da campanha que ocorre entre os dias 07 e 12 de setembro de 2020, os donos de cães e gatos terão o mesmo horário para vacinar os animais, de segunda-feira a sábado entre 08h e 16h30. A campanha de vacinação antirrábica animal será em diversos pontos da cidade e ocorre depois de um ano sem ser realizada no perímetro urbano. Em 2019 a ação contemplou apenas donos de animais da zona rural de Araxá.

 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem. Se caracteriza como uma encefalite progressiva com letalidade de aproximadamente 100%. Trata-se de uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano pela vacinação de cães e gatos, além da existência de medidas eficientes de prevenção, como a imunização humana, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.

 

TRANSMISSÃO. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura. A doença também pode ser transmitida pela arranhadura ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral. Em cães e gatos, a eliminação do vírus pela saliva ocorre de dois a cinco dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Não se sabe ao certo qual o período de transmissibilidade do vírus em animais silvestres. Entretanto, é sabido que os morcegos podem albergar o vírus por longo período, sem sintomatologia aparente.

 

Calendário em Araxá:

Outras Notícias