2° caso de coronavírus é notificado em Araxá

 2° caso de coronavírus é notificado em Araxá

Reprodução/AFP

 

Araxá teve o segundo caso suspeito de coronavírus notificado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, por meio do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, 10/03. Este é mais um dos 212 casos que estão sendo investigados em Minas Gerais. Apenas um foi confirmado no estado até o momento, na cidade de Divinópolis. Do total de 243 notificações, 29 foram descartadas. Na região, São Gotardo também registrou um caso em investigação, enquanto Uberlândia possui 17 casos nas mesmas condições, do total de 20 suspeitos, sendo três descartados.

 

Os critérios necessários para que o caso seja considerado suspeito são divididos em critérios clínicos e epidemiológicos. Os clínicos são febre e sintomas respiratórios, como tosse e dificuldade para respirar. Já os critérios epidemiológicos são viagem para áreas com local de transmissão nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas ou que tenha tido contato próximo com algum caso suspeito ou confirmado. Estas são as condições apresentadas pelo primeiro paciente em Araxá, no dia 28 de fevereiro. O paciente é um homem de 37 anos que permanece sendo acompanhado de casa pela Secretaria de Saúde do município. Informações oficias sobre o segundo caso suspeito ainda não foram divulgadas pelo órgão responsável.

 

O caso confirmado em Minas Gerais é de uma paciente de 47 anos, de Divinópolis, com histórico de viagem para Itália no dia 20 de fevereiro com retorno ao Brasil no dia 02 de março. O início dos sintomas foi registrado no dia 05. A paciente apresentou mialgia e coriza. Ela não foi hospitalizada e está em isolamento domiciliar. A coleta para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira, 05/03, e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado no domingo, 08/03.

Outras Notícias