PRF fiscaliza transporte de estudantes

 PRF fiscaliza transporte de estudantes

 

Para garantir que as crianças, adolescentes e adultos utilizem um transporte escolar de qualidade e que proporcione segurança de acordo com a legislação, a Polícia Rodoviária Federal desempenha a operação “Volta às Aulas”. Tendo duas fases de atuação policial, a operação foi realizada nos dias 09 e 10 de março. A primeira fase foi desenvolvida em todas as delegacias brasileiras e contempla indução de políticas públicas e a de intensificação da fiscalização desses veículos.

 

O acréscimo no número de veículos de transporte provoca uma movimentação atípica nos trechos da rodovia entre as cidades da região e Araxá. A avaliação da PRF, portanto, é criteriosa tanto em veículos escolares, como ônibus e vans, como naqueles de pequeno porte, como motocicletas e ciclomotores transitam lado a lado com veículos de grande porte, os caminhões e carretas. Dentre os requisitos analisados então a documentação regular, autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível; faixa com a inscrição “escolar” nas laterais e na traseira. Outro requisito é não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, nos últimos 12 meses. No período noturno o objetivo é verificar aqueles que transportam universitários.

 

As fiscalizações foram realizadas ao longo de dois dias através da PRF

 

Já a segunda fase consiste no trabalho da PRF combatendo as irregularidades relacionadas tanto aos condutores quanto aos veículos. Ações envolvem fiscalização de alcoolemia, tempo de direção e intervalo de descanso do motorista, além do enfrentamento aos crimes de desvio de finalidade quanto ao uso irregular de bem público.

Outras Notícias