Vendas dos supermercados no Alto Paranaíba tem queda

 Vendas dos supermercados no Alto Paranaíba tem queda

Dados foram apontados pelo termômetro de vendas da Amis

 

As vendas dos supermercados mineiros ficaram praticamente estáveis ao variar + 0,14% em maio sobre abril. Em relação ao mesmo mês do ano passado, maio de 2019 sobre maio de 2018, o resultado foi positivo em 1,01%. Quando comparados os cinco primeiros meses deste ano com igual período do ano passado, o crescimento acumulado foi de 1,88%.

 

Os dados foram apontados pelo termômetro de vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), que acompanha a variação das vendas de empresas supermercadistas de todos os portes em todo o Estado. Os números estão deflacionados pelo IPCA/IBGE. O desempenho em maio, só não foi maior devido à base alta de abril motivada pela Páscoa, mesmo com a sazonalidade não atingindo o resultado previsto pelo setor.

 

Analisando maio deste ano em relação a maio do ano passado, também é verificada uma base alta de comparação, já que em 2018 a greve dos caminhoneiros provocou uma corrida do consumidor às lojas naquele mês puxando assim as vendas.

 

Em âmbito regional o Triângulo e Alto Paranaíba, que sempre puxam a média para cima, foram regiões com maior queda, sinalizando a dificuldade de manter o crescimento constante num ambiente econômico desfavorável. Os supermercadistas justificaram ainda a estabilidade nas vendas ao fraco desempenho da economia, com baixa geração de empregos e à forte redução de margens para fazer frente à pouca demanda, além da alta concorrência que também impacta no resultado final.

Outras Notícias