Tarifa branca de energia é estendida a pequenos consumidores

 Tarifa branca de energia é estendida a pequenos consumidores

 

A partir do dia 1° de janeiro, pequenos consumidores de energia poderão aderir à bandeira branca, que torna o serviço mais barato fora de horário de pico. Este modelo já é utilizado pelos grandes consumidores desde 2018, aqueles com consumo superior a 500 quilowatts-hora (kWh). Em 2019, passou a ser aplicado em unidades com consumo a partir de 250 kWh.

 

As tarifas serão cobradas de acordo com os horários de consumo, que serão divididos em três: o horário de pico, também chamado de horário de ponta (bandeira vermelha), que é aquele entre o fim da tarde e o início da noite; o período de uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, recebe faixa intermediária (bandeira amarela); já o horário fora de ponta diz respeito ao restante do dia (bandeira verde). Quem aderir à bandeira branca irá pagar mais barato pelos dois últimos horários. Nos fins de semana e nos feriados nacionais, a tarifa de energia sempre será cobrada pelo valor fora de ponta.

 

Para fazer a desão o consumidor precisará formalizar a opção na distribuidora a partir de janeiro. A empresa instalará um novo medidor de energia capaz de registrar o consumo nas diferentes faixas horárias. É necessário prestar atenção antes de optar pela tarifa branca. Isso porque a adesão envolve mudanças de hábito, como usar aparelhos que consomem mais energia, principalmente o chuveiro elétrico, fora dos horários de pico. Caso o cliente não preste atenção e mantenha o consumo no horário de ponta, poderá fechar o mês com a conta mais cara. Na Cemig, o horário de ponta fica entre 17h e 19h59.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Outras Notícias