Setembro Amarelo tem foco em prevenir suicídio entre jovens

 Setembro Amarelo tem foco em prevenir suicídio entre jovens

Há aumento de casos entre esse público

 

Realizada em quase todo o mundo, a campanha Setembro Amarelo ocorre anualmente em setembro e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão, e informar sobre os sinais que precisam ser observados com atenção, bem como os locais onde procurar ajuda. A proposta é nesse mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, enfatizem a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes.

 

Na próxima terça-feira (10) é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lançado em 2003 pela Organização Mundial da Saúde. De acordo com o organismo das Nações Unidas, 09 em cada 10 suicídios podem ser evitados. Dados da OMS indicam que 32 pessoas se matam por dia no Brasil. No mundo, há uma morte do tipo a cada 40 segundos.

 

Em Araxá foi iniciada na manhã desta sexta-feira (06/09) uma sequência de atividades abordando o assunto. “Cuidado om quem cuida – Juntos Somos Mais Fortes” é o tema escolhido na prevenção ao suicídio. Uma roda de conversa entre familiares dos pacientes do CAPS Maria Pirola foi a primeira ação na Ampla. No dia 09/09 às 18h haverá palestra com Daniela Rodrigues Gonçalves na E. M. Aziz J. Chaer. Terça-feira, 10 de setembro, é o dia mundial de prevenção do Suicídio e haverá atividades simultâneas em todas as unidades de saúde e nos Capsad, Caps Maria Pirola e Caps i; às 18h uma palestra voltada para educadores das escolas rurais será realizada na secretaria municipal de Educação. Nos dias 12/09 e 16/09 o tema será abordado, nos dois dias às 18h, nas escolas municipais Leonilda Montandon, Auxiliadora Paiva, e Romália Porfírio de Azevedo Leite.

Outras Notícias