Roteiros de Turismo Rural de Araxá e Tapira são apresentados

 Roteiros de Turismo Rural de Araxá e Tapira são apresentados

Foto: Diário Sintonia

Araxá recebeu a apresentação dos Roteiros de Turismo Rural de Araxá e Tapira definidos em curso que durou nove meses com a grande maioria das aulas sendo na sede da Associação Comercial e Industrial (Acia) daqui da cidade. O evento que marcou a formação da primeira turma de 10 agentes rurais do curso “O Turismo é a arte de vender felicidade!…. Viajar é colecionar memórias” foi realizado nesta quinta-feira, 16 de setembro, no restaurante Jeito Leve.

Mais do que explorar as potencialidades do turismo rural, o curso promovido em uma duração de oito meses e seis módulos contribui na construção de grupo e no envolvimento da atividade turística. “Estamos tendo a oportunidade de promover esses roteiros e fazer um trabalho de venda e comercialização em uma região que tem um apelo rural. Temos a proposta de seis roteiros integrados. O grande desafio que temos pela frente é o acesso à informação para os turistas e aos próprios moradores da região”, diz o instrutor do Programa Agente de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Cláudio Ramos.

Foto: Diário Sintonia

Os roteiros definidos no curso promovido pelo Sindicato Rural de Araxá e pelo Senar com apoio do Sebrae, da Emater e da Prefeitura de Araxá, foram: Pelos Caminhos da Bocaina, Horizonte Perdido, Fazenda Bosque Verde, Araxá e Seus Encantos, Recanto da Bocaina e Serra da Canastra. “Estamos começando a ter um horizonte dessa retomada do turismo, um dos setores mais afetados com a pandemia. Esse retorno vai passar muito pelo turismo local no qual Araxá está situado em um dos melhores roteiros turísticos de Minas Gerais e de todo o Brasil. Queremos trazer para cá uma qualificação profissional e empreendedora”, explica o gerente regional do Sistema Faemg, Senar e Inaes, Caio Sérgio Santos de Oliveira.

Foto: Diário Sintonia

Para um dos participantes do curso, Paulino Chicrala, proprietário das Cachaças Carnaval e Segredos de Araxá, a iniciativa trouxe mais uma formação técnica que contribua no bom atendimento do cliente. “Esse curso veio preencher uma lacuna que faltava para todos nós envolvidos na cadeia do turismo rural. “Ele não é um marco só nesse setor, mas para o turismo como um todo porque ficou bastante esquecido em Araxá. Temos que voltar a respirar o turismo”.

De acordo com a proprietária da chácara Recanto das Borboletas, localizada em Araxá,  Elaine Di Mambro, a formação técnica potencializa a arte do bem receber. “A gente vai ser uma turma bem integrada porque um depende do outro e isso vai dar certo porque todos nós somos empreendedores. Queremos que o turismo rural siga cada dia crescendo mais. Em janeiro, deve vim mais turmas. Vamos acrescentar mais fazendas e locais bonitos no geral para os roteiros de Araxá e região”, finaliza.

Discusaram durante o evento, a prefeita da Tapira, Maura Pontes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano César da Silva, os formandos, o consultor técnico do Sebrae, Alessandro Souza, a vereadora Maristela Dutra, representando a Câmara Municipal de Araxá, dentre outras autoridades presentes ao evento.

Fotos: Diário Sintonia

Outras Notícias