Roda de conversa orienta professores na prevenção ao suicídio

 Roda de conversa orienta professores na prevenção ao suicídio

Taxa entre adolescentes é maior

 

A Organização Mundial da Saúde alerta para adoção de estratégias de prevenção ao autoextermínio. Em Araxá a semana é de roda de conversa com psiquiatra infantil para orientar professores. Sala de aula ocupada por educadoras, que recebem 02 horas de instruções. No dia mundial para a prevenção ao suicídio, 10 de setembro, o alerta é sobre a necessidade de medidas preventivas e orientações claras para auxiliar a população a lidar com o tema, que costuma ser encoberto por uma nuvem de preconceitos e incompreensão.

 

De acordo com a OMS o número, de que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida em todo mundo, não representa fielmente a realidade, já que, para cada morte devidamente registrada, há muitas outras tentativas e óbitos que não chegam a ser contabilizados. O autoextermínio já é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas dos acidentes de trânsito. Sendo ainda mais acentuado entre meninas de 15 a 19 anos, depois de problemas decorrentes da maternidade.

 

Com a escola como extensão de casa o trabalho com educadores se torna peça fundamental, e Araxá permanece com números alarmantes, segundo setor de saúde mental.

Outras Notícias