Obedecer às regras de trânsito tem relação direta com o enfrentamento à pandemia

 Obedecer às regras de trânsito tem relação direta com o enfrentamento à pandemia

 

Muitos têm sido os alertas sobre colapso no sistema de saúde em razão do crescente número de pessoas infectadas com novo coronavírus. Quarentena domiciliar é uma das saídas para “desafogar” as unidades de saúde, que precisam ter disponíveis leitos, recursos humanos e materiais para o tratamento dos doentes. Pensando nisso é que a Polícia Rodoviária Federal lançou a campanha de conscientização “Se puder, fique em casa, mas se tiver que sair respeite as leis de trânsito”. Mas o que tem a ver conduta prudente ao volante com enfrentamento à pandemia? A desobediência às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) muitas vezes é responsável pela ocorrência de acidentes, que por sua vez podem resultar em feridos ou até mesmo mortos.

 

O acidentado, quando encaminhado ao hospital, ocupará um leito e mobilizará profissionais que poderiam estar atuando diretamente no tratamento de pacientes com a Covid-19. Além disso, vítimas de acidentes podem se tornar potenciais infectados com o novo coronavírus em razão da exposição no ambiente hospitalar. Usar o celular enquanto dirige e realizar ultrapassagens indevidas, por exemplo, são condutas que geram acidentes e vítimas graves. O uso do capacete e do cinto de segurança são práticas capazes de minimizar a gravidade das lesões em vítimas de acidentes trânsito. Com a população consciente disso, os acidentes podem ser evitados, menor o número de feridos e maior a disponibilidade de leitos para as vítimas do coronavírus. E ainda reduz a possibilidade de acidentados se infectarem com o novo vírus.

 

A recomendação é não sair de casa, mas se vocês tiverem que sair, a Polícia Rodoviária Federal faz o alerta por meio da campanha: respeite sempre as leis de trânsito!

Outras Notícias