Morre uma das sete vítimas de doença não identificada em MG

 Morre uma das sete vítimas de doença não identificada em MG

Gladyston Rodrigues/EM/DA Press

 

Aos 55 anos, Paschoal Darmartini Filho morreu na noite de ontem, 07/01, em Juiz de Fora, onde foi internado com quadro grave de insuficiência renal associado a sintomas neurológicos. Outras seis pessoas estão internadas com os mesmos sintomas. Os médicos ainda não sabem do que se trata, mas a conexão entre os pacientes é o bairro Buritis, região oeste de Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, todos os pacientes passaram, moram ou vivem no entorno do bairro.

 

Para o subsecretário em Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Dario Brock Ramalho, o fato de todos terem adoecido na mesma época do ano – fim de dezembro – e nenhum caso ter surgido neste mês de janeiro, “pode ser indício de que se trata de um momento pontual de exposição”. Ainda de acordo com ele, muitas podem ser as causas, “mas acreditamos se tratar de intoxicação exógena ou de agente infeccioso”, afirma.

 

Intoxicação exógena são sintomas decorrentes de exposição a substâncias tóxicas, algumas encontradas no ambiente, como no ar, água e animais peçonhentos; outras oriundas de produtos químicos. Já os agentes infecciosos são microrganismos como vírus, bactérias e fungos, que podem causar doenças infecciosas com potencial para transmissão. Um grupo de agentes de saúde foi formado para investigar a doença. Os envolvidos são ligados à SES, Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Fundação Ezequiel Dias e uma equipe enviada pelo Ministério da Saúde.

 

 

Entenda o caso

 

No fim de dezembro os pacientes começaram a apresentar problemas gastrointestinais. Depois o quadro evoluiu para insuficiência renal aguda e alterações neurológicas, como a paralisia facial e perda da visão. No último sábado, 04/01, começou a circular pelas redes sociais boatos sobre a doença e uma suposta ligação dos pacientes aos produtos de um hipermercado e de uma cervejaria da capital mineira. As duas marcas negam. No dia seguinte, 05/01, a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou sobre o caso. De acordo com a pasta, um inquérito epidemiológico havia sido aberto para investigar a doença. No mesmo dia a Polícia Civil de Minas Gerais informou ter instaurado diligência para averiguar se há sinais de crime. Na segunda-feira, 06/01, nota técnica da Saúde estadual confirmou a internação de sete pessoas com os mesmos sintomas. Um deles se trata de Filho, outros cinco estão internados em Belo Horizonte e um está em hospital de Nova Lima, região metropolitana.

Outras Notícias