Ataques de escorpião aumentam nesta época do ano

 Ataques de escorpião aumentam nesta época do ano

Reprodução

 

Já na primeira semana de 2020 uma criança de 7 anos morreu vítima de ataque de escorpião em Minas, de acordo com o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Após receber os primeiros atendimentos em Janaúba, cidade da região norte de MG, ela foi transferida para Montes Claros e, com o quadro de edema agudo no pulmão, sofreu uma sequência de dez paradas cardiorrespiratórias.

 

Para o HUCF, o caso serve de alerta para a proliferação de insetos dentro de casa nesta época do ano, caracterizada por temperatura elevada e chuva. O médico pediatra Carlos Lopo chama a atenção para as várias espécies de escorpiões e explica que o amarelo é o mais venenoso deles. As formas de prevenir incluem cuidados diários de limpeza, cobrir locais abertos, usar tela de proteção, além de prestar atenção aos calçados e roupas fora do armário. Quanto às galinhas e outras aves, embora se alimentem de escorpiões, não são eficientes, pois elas possuem hábitos diurnos enquanto os escorpiões têm hábitos noturnos.

 

No ano passado, 2.852 casos de ataque de escorpiões foram registrados no HUCF e cinco pessoas morreram. As estatísticas ainda mostram maior predisposição a riscos fatais em idosos e crianças. Quanto aos outros animais peçonhentos, como cobras, serpentes, aranhas e lacraias, o HUCF revela foram 3.356 ataques notificados em 2019, um aumento de 4,32% em relação ao ano anterior somente nesta unidade de atendimento.

 

 

Fonte: Agência Minas

Outras Notícias