Culturas Populares terão investimentos de R$ 2,5 milhões

 Culturas Populares terão investimentos de R$ 2,5 milhões

 

Iniciativa integra série de editais do Estado para fomentar e valorizar as diversas riquezas de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) lança 03 editais “Minas de Culturas Populares” no próximo sábado (23/11). Juntos, eles irão destinar R$ 2,5 milhões para projetos executados tanto por pessoas físicas quanto por prefeituras e entidades vinculadas. Uma novidade é que municípios tradicionalmente contemplados com menos recursos públicos na área cultural têm mais chances na distribuição dos investimentos.

 

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) também será levado em conta: municípios com baixo IDHM, fontes de grande riqueza cultural, pontuam mais na avaliação dos projetos. O objetivo é promover e fortalecer a identidade, a história e as expressões dos diversos grupos da cultura popular, tradicional, urbana, afro-brasileira, indígena e plural em todo o território mineiro, valorizando a produção artística de Minas.

 

Os editais serão publicados no sábado (23/11) e as inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira (25/11). Mais informações podem ser obtidas neste link a partir da publicação do edital.

 

Os R$2,5 milhões do Fundo Estadual de Cultura (FEC) serão distribuídos em três editais:

1) Culturas Populares

O edital vai contemplar iniciativas de artistas, mestres e demais profissionais (pessoas físicas) vinculados à cultura popular e tradicional visando promover, valorizar e fortalecer as expressões dos diversos grupos e manifestações da cultura popular, tradicional, urbana, afro-brasileira, indígena e outras. Público-alvo: Artistas, mestres, artesãos, produtores, pesquisadores e pessoas físicas vinculadas à cultura popular e/ou tradicional. Total a ser investido: R$ 500 mil. Modalidade: premiação.

 

2) Nossa Cultura (pessoas jurídicas)

O edital destina-se aos órgãos ou entidades de direito público municipal, visando estimular a realização de projetos culturais nas diversas linguagens e temáticas, tais como mostras, festivais, exibições, circuitos de arte, festas populares e outros. Pela modalidade de repasse aos municípios privilegia a descentralização dos investimentos do FEC via análise do IDHM. Público-alvo: órgãos ou entidades de direito público municipal de natureza cultural. Total a ser investido: R$ 1 milhão. Modalidade: convênio / repasse a municípios

 

3) Nossa Cultura (pessoas físicas)

O edital premiará artistas, produtores e demais profissionais vinculados à cultura para a realização de ações e atividades culturais, tais como concursos, mostras, feiras, festivais, festas populares e outras, com o objetivo de promover a difusão e o acesso aos bens culturais de Minas Gerais, com foco na descentralização dos investimentos do FEC via análise do IDHM. Público-alvo: artistas, produtores e demais profissionais vinculados ao universo da cultura e arte. Total a ser investido: R$ 1 milhão. Modalidade: premiação.

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