Mais de 260 casos de dengue confirmados em Araxá

 Mais de 260 casos de dengue confirmados em Araxá

Participação da sociedade é essencial para controle da doença

 

Um conjunto de medidas no estado tem o objetivo de conter o avanço dos casos de dengue em Minas Gerais. E nesta terça-feira (23/04) o governador Romeu Zema decretou Situação de Emergência em Saúde Pública nos municípios de abrangência das macrorregiões Centro, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul, onde Araxá está inserida. A partir desta ação, publicada no Diário Oficial, será possível mobilizar recursos de forma mais ágil para enfrentamento do aedes aegypti e estruturação de serviços de atendimento às pessoas infectadas pelo vírus causador da doença.

 

Em Araxá foram confirmadas até o último boletim, divulgado na tarde de terça-feira, 23 de abril, 268 casos de dengue. Foram totalizados, até a mesma data, 957 notificações, 646 resultados negativos e 33 aguardando resultado.

 

No conjunto de medidas, a secretaria de estado de Saúde destinou R$ 4,18 milhões. Neste primeiro momento, 93 prefeituras receberão recursos para reforço de despesas com pessoal – como contratação de agentes de controle de endemias e capacitações para profissionais na assistência hospitalar – e custeio e manutenção de atividades, como confecção e reprodução de material gráfico informativo, aquisição de material de apoio para ações de mobilização e mutirões de limpeza de áreas prioritárias.

 

Tendo em vista a escassez financeira para destinar verbas a todas as prefeituras, a SES adotou como estratégia a destinação de recursos para os municípios com alta incidência de dengue. Assim, a cada 15 dias, até o dia 30 de junho deste ano, os municípios com alta incidência irão contar com incentivo financeiro complementar, por meio de resolução específica. O parâmetro para definição dos municípios será a divulgação do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A próxima resolução prevista deverá contemplar 46 municípios, no montante de R$ 1,88 milhão.

 

Minas Gerais registrou, até o momento, 140.754 casos prováveis de dengue. Em 2019, até o momento, foram confirmadas 14 mortes por dengue nos municípios de Arcos (1), Betim (6), Frutal (1), Ibirité (1) Paracatu (1), Uberlândia (2) e Unaí (2). Atualmente, há 57 óbitos em investigação. Número de casos mais do que quadruplicou em relação a todo o ano de 2018, quando houve 29.369 registros.

Outras Notícias