Incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra é controlado

 Incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra é controlado

 

Bombeiros que atuam na 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais localizado em Araxá participaram do combate ao incêndio. No relatório diário enviado pela equipe à imprensa foi relatado que a quinta-feira (20/08) foi marcada por mais um dia de combate ao incêndio em vegetação na Serra da Canastra. Após o sobrevoo de reconhecimento, para análise da situação atual do incêndio, foram mobilizadas inicialmente 15 equipes de combate com 3 componentes cada, entre bombeiros militares e brigadistas. A concentração dos esforços ocorreu na frente da área denominada “Zé Carlinhos”, para combate e monitoramento de uma linha de fogo lá existente. Foi identificada somente essa frente de incêndio remanescente e, sendo assim, apenas uma equipe foi mobilizada, por via aérea. Posteriormente, foram realizados novos sobrevoos com o Comando da operação, para avaliação do cenário, bem como rondas por via terrestres.

 

Foi constatado que os focos de incêndios existentes foram extintos, o que veio a representar o sucesso da operação. Ao final, iniciou-se a desmobilização e realização de registros finais, sendo estimado uma área queimada de aproximadamente 23.850 hectares.

 

O fogo começou no último sábado (15/08), no parque que tem 71.525 hectares demarcados. Ontem foi realizado monitoramento e vigilância para evitar reignições, estima-se que a extinção (sem perigo de reignição) ocorra até esta sexta-feira (21/08), informou o ICMBio, em nota. O Parque Nacional da Serra da Canastra está fechado desde março por conta da pandemia de Covid-19. Segundo o instituto, a equipe de combate contou com o apoio de mais de 70 pessoas entre brigadistas dos Parques Nacionais da Serra do Cipó, Serra dos Órgãos e do Caparaó, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), que atuam no âmbito da força tarefa Previncêndio do estado de Minas Gerais. Para debelar as chamas, foram utilizados equipamentos como sopradores, abafadores, bombas costais, foices, rastelos, enxadas entre outras ferramentas. Além disso, as equipes empregaram 19 viaturas terrestres, um helicóptero e dois aviões agrícolas.

Outras Notícias