Donos de canis orientados para lei que comercializa pets

 Donos de canis orientados para lei que comercializa pets

Regulamentação entra em vigor em alguns meses

 

Esta semana aconteceu uma reunião com donos de canis em Araxá, na Câmara Municipal, para compreensão detalhado do projeto de Lei de regulamentação e comercialização de cães e gatos no município. A autora do projeto explicou no encontro que algumas questões ainda podem ser revistos para amenizar impactos financeiros de quem deseja exercer a prática na cidade.

 

Rosilene Rodrigues e Daniela Fernanda Chagas tem um desses canis, o estabelecimento está regulamentado desde 2011, e além da venda, tem hotelzinho para os cães. O local recebe diariamente cerca de 30 animais que são cuidados pela veterinária Daniela Fernanda Chagas. “Os animais são vacinados anualmente com a dose, são vermifugados de 3 em 3 meses, e bebem água só filtrada”, explica a profissional.

 

No encontro entre os empreendedores desse segmento eles compreenderam melhor as cláusulas da lei que entrará em vigor nos próximos meses.

 

“O objetivo dela [a lei] é controlar os maus tratos, porque existem várias pessoas que vendem que não são regulamentadas, não tem o alvará da Prefeitura, e tendo esse alvará tem a visita da Vigilância Sanitária, então essa é a nossa preocupação. A primeira coisa que a gente está cobrando é o alvará. E muitos desses canis que já existem, e vendem, eles não tem isso ainda”, explica a vereadora Fernanda Castelha (PSL), autora da lei.

 

A parlamentar pontuou 03 principais motivos para a regulamentação que foi apresentada na tribuna durante reunião ordinária do mês de março: Primeiro a arrecadação de impostos para o município que retornem em investimentos específicos; 2º fator é coibir os maus-tratos e abuso contra os animais, praticados pelos criadores ilegais; e diminuir a compra por impulso e a venda sem compromisso por parte dos criadores, que é uma das causas para o abandono.

 

“Em Araxá existem entre 4 e 5 mil cachorros em situação de rua. A maioria dos animais de rua, um dia já tiveram donos, que são os grandes responsáveis pela situação atual”, finalizou a vereadora.

Outras Notícias