Doação regular de sangue mantém estoques

 Doação regular de sangue mantém estoques

 

A cada bolsa de sangue doada, até quatro vidas podem ser salvas no país. Hoje, segunda-feira, 25 de novembro, dia Nacional do Doador de Sangue, a rede pública de saúde de todo o país reforça a importância da doação regular desse insumo vital. A data foi criada em 1964 para marcar a fundação do primeiro centro de doadores voluntários de sangue no país. São cerca de 3,3 milhões de pessoas doadoras de sangue. Isso significa que 16, a cada 1.000 pessoas, doam sangue regularmente. A situação está atualmente em conformidade com o que a OMS, Organização Mundial da Saúde, que preconiza para a segurança, que é entre 1% e 3% da população.

 

A próxima ação à ser realizada em Araxá a 11ª edição Campanha de Doação de Sangue será no dia 06 de dezembro, sexta-feira, entre 08h e 12h no espaço do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Serão distribuídas 100 fichas, mas este número poderá se estender até 120.

 

Apesar de estar dentro do padrão de doação recomendado internacionalmente, o Ministério da Saúde trabalha para ampliar o número de doadores, especialmente o de doadores regulares. Dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que 42,9% das doações feitas em 2017 foram de primeira vez, 42% de repetição e 15% esporádicas. Além disso, a agência divulgou que, nas doações, há a prevalência dos tipos O+ e A+, contabilizando 43% e 30,7% das doações realizadas em 2017, respectivamente.

 

Vidas salvas

Até setembro de 2019, 2,4 milhões de bolsas de sangue foram coletadas no país. Levando em consideração que cada bolsa de sangue pode salvar até 04 vidas, o quantitativo doado poderia salvar quase 10 milhões de pessoas, caso houvesse necessidade. A quantidade de bolsas de sangue coletadas no mesmo período de 2018 foi igual, 2,4 milhões. Em relação às regiões, o Sudeste foi o que realizou maior número de coletas de janeiro a setembro de 2019, com 1 milhão de bolsas de sangue.

 

Quem pode doar

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Outras Notícias