Detran-MG adia instalação da placa Mercosul

 Detran-MG adia instalação da placa Mercosul

Reprodução

 

A implantação do novo modelo de Placas de Identificação Veicular (PIV) foi adiado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O prazo que deveria ser iniciado hoje, 30/01, será estabelecido e divulgado pelo órgão nos próximos dias. O novo modelo, chamado de placa Mercosul, está estabelecido pela Resolução 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo é facilitar a circulação entre os países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

 

Em comunicado divulgado pelo Detran-MG, o requerimento de cadastramento e credenciamento das estampadoras começou nesta quarta-feira, 29/01, e o prazo para análise é de 30 dias, podendo ser prorrogado para mais 30. Neste período os veículos serão emplacados com o sistema atual, de três letras e quatro números. Após análise e aprovação das empresas, uma lista será divulgada no Diário Oficial do Estado e poderá ser acessada no site do Detran-MG.

 

A troca da placa é obrigatória para quem mudar de estado ou município, mudar de categoria, em casos de perda, furto, roubo, rompimento de lacre ou qualquer dano à placa. Com exceção destas situações, os veículos com a antigo modelo podem continuar circulando. A compra da placa deve ser feita na empresa, não mais com o Detran, como acontecia até então. No entanto, o órgão pode estabelecer um valor máximo a ser cobrado.

Outras Notícias