Cheque especial tem juros limitado a partir de hoje

 Cheque especial tem juros limitado a partir de hoje

 

A partir de hoje, 06/01, os bancos não poderão cobrar taxas no cheque especial superiores a 8% ao mês. A decisão foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no fim de novembro, mês em que os juros chegaram a 12,4%. Utilizando novembro como base, a economia seria de 154,8% ao ano.

 

De acordo com o Banco Central, o limite de juros pretende tornar o cheque especial mais eficiente e menos regressivo e serve para corrigir as falhas de mercado nessa modalidade de crédito. Segundo a autoridade monetária, o sistema antigo do cheque especial, com taxas livres, não favorecia a competição entre os bancos, pois além de pouco sensíveis aos juros, não resultava em mudança do comportamento dos clientes mesmo quando as taxas cobradas sobem.

 

Para financiar parte da queda dos juros do cheque especial, o CMN autorizou as instituições financeiras a cobrar, a partir de 1º de junho, tarifa de quem tem limite do cheque especial maior que R$ 500 por mês. Equivalente a 0,25% do limite que exceder R$ 500, a tarifa será descontada do valor devido em juros do cheque especial. Os bancos devem, no entanto, comunicar a cobrança ao cliente com 30 dias de antecedência.

 

 

Fonte: Agência Nacional

Outras Notícias