Campanha publicitária de saúde da mulher é lançada

 Campanha publicitária de saúde da mulher é lançada

 

“Seu corpo, suas regras. A primeira delas é a prevenção” é o slogan deste ano, que também estimula o autocuidado. O Outubro Rosa, movimento internacional criado no início da década de 1990, em Nova Iorque, surgiu com objetivo de fomentar a conscientização quanto à prevenção e ao controle do câncer de mama. Em alusão a esse movimento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promove todos anos, neste mês, uma campanha mais ampla voltada para a saúde integral da mulher.

 

O objetivo é contribuir para que a mulher conheça melhor sobre o próprio corpo, além de incentivar o profissional de saúde para a oferta do cuidado completo. Pela estratégia, a secretaria aponta como fundamental para o atendimento a consideração das singularidades das mulheres, hábitos, contextos sociais e familiares, independentemente da cor ou situação em que se encontrem.

 

Em Minas Gerais, no ano passado, foram diagnosticados 4.922 casos de câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até setembro deste ano, esse número chegou a 1.868. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa total para 2019 é de ocorrência de 5.360 novos casos, com a taxa bruta de 50,15 casos por 100 mil mulheres mineiras. Já no caso do câncer de colo do útero, a doença é a 3ª causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com exceção do câncer de pele. O câncer de mama e o de colo de útero estão fortemente associados a fatores de risco, tais como alimentação não saudável, sedentarismo, obesidade, tabagismo e o consumo de bebida alcoólica.

Outras Notícias