Alerta para riscos do fumo passivo em dia Mundial Sem Tabaco

 Alerta para riscos do fumo passivo em dia Mundial Sem Tabaco

Exposto à fumaça tem maior probabilidade de doenças

 

Este ano, com o tema Tabaco e Saúde dos Pulmões, o objetivo é alertar sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, enfermidade crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco. 31 de maio é a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde, OMS, para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco.

 

A fumaça que sai da ponta do cigarro, e se difunde no ambiente, contém em média 03 vezes mais nicotina, 03 vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça inalada pelo fumante. A exposição à fumaça do tabaco por pessoas que não fumam pode acarretar desde reações alérgicas (rinite, tosse e exacerbação de asma) em curto período, até câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) em adultos expostos por longos períodos. Em crianças, aumenta o número de infecções respiratórias.

 

No estado 560 municípios integram o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e, anualmente, são atendidos 41.345 tabagistas no estado. O serviço é fornecido em Araxá, na Unicentro, com encontros semanais.

Outras Notícias