53% dos consumidores adultos possuem compra parcelada

 53% dos consumidores adultos possuem compra parcelada

Para o mês de maio essa projeção passa para 69%

 

Comprar à vista garantiu desconto para 59% dos consumidores que participaram do levantamento sobre compras feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 61% dos consumidores admitem ter aproveitado oferta de crédito para fazer compras por impulso. As lojas de departamento são as que mais incentivam compras não planejadas, também apontou a pesquisa.

 

Dividir o valor de uma compra em várias prestações é um hábito comum do consumidor brasileiro, mas é preciso ter cuidado para que o uso do crédito não se transforme em uma armadilha para o bolso. Os dados computados revelam também que mais da metade dos brasileiros adultos, 53%, possuía alguma compra parcelada no último mês de março. Isso significa que 82,7 milhões de brasileiros estão com ao menos parte do orçamento comprometido para pagar compras feitas no cartão de crédito, cartão de loja, crediário ou cheque pré-datado.

 

Um dado preocupante constatado pelo levantamento é que 13% dos entrevistados não acham necessário fazer qualquer tipo de análise ou avaliação antes de contratar uma modalidade de crédito.

 

Para este mês de maio, 69% dos consumidores tinham a intenção de adquirir produtos e serviços de forma parcelada, sendo a compra de eletrônicos (24%), roupas, calçados e acessórios (21%), eletrodomésticos (17%), móveis (13%) e supermercado (13%) os mais comuns. Apenas 27% não devem realizar compras por meio do crédito neste mês.

Outras Notícias