Venda de produtos natalinos pode ter elevação de 10% este ano

 Venda de produtos natalinos pode ter elevação de 10% este ano

Com a aproximação das festas de fim de ano a Associação Brasileira de Supermercado, Abras, fez um levantamento, junto a algumas empresas do setor consultadas entre 4 de setembro e 5 de outubro, que revelou melhora na estimativa de vendas de produtos natalinos em 2018, na comparação com 2017. Os dados do Departamento de Economia da instituição indicam que as vendas desses itens devem crescer 10,27% neste ano, ante uma projeção de 8,34%, em 2017.

 

Na avaliação os empresários estão mais otimistas quanto à possibilidade de aumento do consumo nessa época, com base na leve recuperação do emprego e do poder aquisitivo diante de uma inflação mais controlada. Mais de 60% dos supermercadistas, no entanto, manteve o mesmo nível de encomendas do ano passado. Apenas 18% apostaram em vendas superiores.

 

Pela projeção, entre os itens que deverão ser mais procurados estão o vinho importado e o panetone, seguidos de refrigerante, carne bovina, cerveja e frango congelado. Para promover o escoamento dos produtos, várias lojas trabalham com estratégias como degustação, promoção e brindes.

 

Ainda de acordo com as expectativas, as frutas nacionais deverão ter uma saída 11,38% maior do que no Natal do ano anterior e também acima do estimado em relação às frutas secas, de 9,7%. No segmento de carnes, espera-se alta de 11,91%; para pescados as opções frescas devem aumentar 11,25%; e do bacalhau 8,85%.

 

O setor também acredita que, em 2018, a procura por produtos importados deve ter um incremento de 6,92%, ante uma estimativa de 5,83%, no ano passado. Na média, o consumidor deverá pagar 10% mais por esses produtos.

Foto: Agência Brasil

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