Uso inadequado de antibióticos aumenta resistência de bactérias

 Uso inadequado de antibióticos aumenta resistência de bactérias

 

Infecções como pneumonia, tuberculose e gonorreia, estão se tornando cada vez mais difíceis e, às vezes, impossíveis de tratar. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o uso inadequado de antibióticos faz com que as bactérias se alterem, tornando-se resistentes a medicamentos. A OMS estima que pelo menos 700 mil pessoas morrem por ano devido a doenças resistentes a medicamentos antimicrobianos e alerta que o número de mortes pode chegar a 10 milhões, a cada ano, até 2050, mantido o cenário atual.

 

O uso consciente de antibióticos requer a atuação de diversos atores, que vão desde a população em geral até profissionais da saúde e indústria farmacêutica. “Sem uma ação urgente, caminhamos para uma era pós-antibióticos, em que infecções comuns e ferimentos leves podem voltar a matar”, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Vários atores podem contribuir para reverter esse cenário. Profissionais da saúde podem ter mais cuidado e prescrever antibióticos de forma correta e consciente, escolhendo melhor o medicamento na hora de receitá-lo.

 

Relatório da OMS publicado no ano passado aponta grandes discrepâncias nas taxas de consumo, variando de aproximadamente 04 doses diárias definidas por cada 1.000 habitantes para mais de 64 doses diárias definidas por cada 1.000 habitantes. Segundo a organização, a grande diferença no uso de antibióticos em todo o mundo indica que alguns países provavelmente estão usando antibióticos, enquanto outros podem não ter acesso suficiente a esses medicamentos que salvam vidas. No Brasil, a taxa de consumo é 22,75, a maior entre os países americanos com dados disponíveis.

Outras Notícias