Urnas eletrônicas estão sendo preparadas para as Eleições 2020

 Urnas eletrônicas estão sendo preparadas para as Eleições 2020

 

Cartórios eleitorais de Minas Gerais estão fazendo a carga das urnas, que inclui a inserção de dados de candidatos e eleitores. Em Araxá o processo de carga encerrou na segunda-feira, dia 02 de novembro. Entre as outras 286 zonas eleitorais do Estado, cada uma tem o próprio cronograma, e o trabalho deve ser concluído até 13 de novembro. A carga das urnas é o momento em que são inseridos nos equipamentos o software de votação, dados dos candidatos do município, dados dos eleitores de cada seção eleitoral e também a mídia de gravação de resultados, onde serão registrados os votos dos eleitores. Durante o procedimento, são feitos testes de funcionamento de todas as teclas da urna e do terminal do mesário, testes de áudio, vídeo e da impressora que gera a zerésima e boletim de urna.

 

O diretor-geral do TRE, Maurício Melo, ressalta que as urnas eletrônicas são programadas para funcionarem somente no dia 15 de novembro, a partir das 06h, quando os mesários começam a preparar a seção eleitoral e emitem a zerésima. Outro fator de segurança mencionado por ele é a tabela de correspondência. “Cada urna tem um número de série que é associado ao número de uma seção eleitoral. No dia da eleição, os resultados são enviados para o Tribunal, e o sistema de totalização só recebe os votos de cada urna se houver correspondência entre o seu número de série e a mídia de resultados da seção vinculada a ela”, explica.

 

Nas eleições municipais deste ano, serão utilizadas 48.645 urnas eletrônicas, sendo 4.050 de contingência, para o caso de ser necessário substituir alguma urna com defeito no dia da votação.

Outras Notícias