Última semana da campanha contra o sarampo

 Última semana da campanha contra o sarampo

Reprodução

 

Iniciada em 10 de fevereiro, a 1ª etapa da campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira, 13/03. Nela, devem ser vacinadas crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha investiu na sensibilização dos pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar. A campanha, porém, é destinada somente àquelas pessoas que não possuem as duas doses indicadas para a faixa etária.

 

Em Minas Gerais, a expectativa é de que 2.186.439 pessoas procurassem as unidades de saúde para receberem a primeira ou segunda dose da vacina. Já em Araxá, 7.613 crianças e adolescentes deveriam ser imunizados, no entanto, a procura foi inferior à esperada e até o dia 15 de fevereiro, declarado Dia D contra o sarampo, apenas 250 doses foram aplicadas. Além desta, outras duas etapas estão sendo preparadas pelo Ministério da Saúde. Nos meses de junho, julho e agosto serão vacinadas, como forma de reforço, pessoas de 20 a 29 anos, mais suscetíveis ao sarampo. Em agosto a vacina será distribuída para a população de 30 a 59 anos.

 

O sarampo havia sido erradicado no país até o ano de 2018, quando novos casos surgiram. Minas Gerais registrou 136 casos da doença no último ano. Já no Brasil, foram mais de 18 mil casos. O Ministério da Saúde estabeleceu um prazo para que a doença seja, novamente, erradicada. Esse prazo vence em 1° de julho. Em Araxá, as doses da vacina podem ser encontradas nas unidades básicas de saúde Unisa, Unicentro, Uninorte, Unioeste, Unileste, Uninordeste e Unisse.

Outras Notícias