Temporada de chuvas aumenta risco de doenças

 Temporada de chuvas aumenta risco de doenças

Reprodução/MDR

 

Durante o período chuvoso, os cuidados com água, com alimento, higiene pessoal e do ambiente devem ser redobrados, é o que informa Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). De acordo com o órgão, aumentam as chances de aparecimento de doenças como leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, e acidentes por animais peçonhentos. Muitos transmissores podem ser levados pela enchente e quem entrar em contato com essa água corre o risco de ser contaminado.

 

A coordenadora de Vigilância em Fatores de Riscos Não Biológicos da SES-MG, Michelle Souza Costa, algumas ações podem ser tomadas para diminuir ainda mais o risco de contaminação. “Filtrar e ferver a água evita doenças diarreicas, que podem causar desidratação grave, especialmente em crianças. A água usada para beber, para uso pessoal e para fazer comida deve ser tratada, antes do uso”, orienta. Além disso, ela também recomenda a utilização de luvas e botas quando o contato com a água de enchente for inevitável.

 

No caso de apresentar sintomas, como febre, diarreia, dores de cabeça e no corpo, após contato com água ou lama contaminada, é necessário procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. Exames serão feitos conforme metodologia disponibilizada pelo órgão através de amostras coletadas. A SES alerta, também, para o cuidado com os alimentos como verduras, legumes e frutas, pois eles podem ter tido contato com água contaminada. Portanto, caso apresente sintomas após ingerir um destes alimentos, também é preciso recorrer a uma unidade de saúde.

Outras Notícias