Setembro Amarelo alerta para doenças como ansiedade e depressão

 Setembro Amarelo alerta para doenças como ansiedade e depressão

 

Quem passou pelo Centro de Araxá nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, percebeu os tons de amarelo nos balões decorados no estacionamento da Igreja Matriz de São Domingos. Iniciativa de uma mãe que perdeu o filho para o suicídio, e participa do grupo ‘Reaprendendo a Vida’, em busca de deixar marcado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado hoje (10/09). Ao diminuir o preconceito com essas doenças e o tabu sobre o assunto, pessoas que estão passando por algum sofrimento se sentem mais à vontade para procurar ajuda e ter um diagnóstico adequado, prevenindo possíveis tentativas de suicídio. Seja por razões religiosas, morais ou culturais, ainda há medo e vergonha em falar abertamente sobre o tema, um problema de saúde pública.

 

Araxá teve 17 registros de suicídio entre janeiro e julho de 2020, leve aumento nas ocorrências, segundo registro do Corpo de Bombeiros da cidade. Cerca de 12 mil suicídios são registrados no Brasil todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

 

Há sinais de alerta. O suicídio pode ser prevenido e há sinais que a famílias, amigos e professores podem perceber, como o isolamento, desinteresse pelas atividades que gostava, irritabilidade, falta de autocuidado, músicas e publicações mais tristes nas redes sociais e discursos que “a vida está mais difícil”. Os dados sobre autoextermínio vem mantendo estáveis ao longo dos últimos anos, com maior incidência na população jovem, de 15 a 29 anos, e nos idosos.

 

E começa às 19 horas de hoje, quinta-feira dia 10 de setembro, na página do Instagram do shopping Boulevard Garden @shoppingboulevardgarden, um bate papo com o psicólogo Thiago Melo e a psiquiatra Daniela Rodrigues sobre “Saúde mental e valorização da vida”.

Outras Notícias