Semana Global de Empreendedorismo do Sebrae começa dia 16/11

 Semana Global de Empreendedorismo do Sebrae começa dia 16/11

 

A oferta é de diversas atividades digitais e presenciais ao longo do mês de novembro, para inspirar, capacitar e fortalecer a cultura empreendedora em Minas Gerais. O país tem a quarta maior taxa de empreendedorismo inicial (com até 3,5 anos) do mundo. São 25,6 milhões de pessoas à frente de um empreendimento formal ou informal no país, segundo o IBGE. MG responde por cerca de 10% desse contingente (2,6 milhões), boa parte dele envolvida na criação ou condução de um pequeno negócio. A 13ª edição da Semana Global do Empreendedorismo será realizada entre os dias 16 e 22 de novembro, mas a programação de capacitações oferecidas pelo Sebrae Minas se estende ao longo de todo o mês em vários municípios.

 

O tema deste ano é ‘A retomada da economia e o papel do empreendedorismo’. Serão ofertadas diversas atividades digitais e presenciais, muitas delas gratuitas, sobre temas variados e para diferentes públicos, entre os quais as mulheres. Segundo dados da pesquisa GEM 2019, elas já são metade dos empreendedores em estágio inicial do país.

 

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento que acontece simultaneamente em mais de 180 países e tem como principal objetivo disseminar a cultura empreendedora. Em 2019, a SGE mobilizou no Brasil mais de 1,7 milhão de pessoas, com cerca de 14 mil atividades, que envolveram 1,8 mil parceiros em 2,3 mil municípios. A versão brasileira é a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

 

Pequenos negócios puxam a retomada. Apenas nos nove primeiros meses de 2020, 269.557 pequenos negócios foram registrados em Minas Gerais, um aumento de 4,93% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, considera o somatório de registros de microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa (MPE). O resultado positivo é puxado pela formalização dos MEI, que teve um aumento superior a 7% no período. Minas Gerais já reúne 1.232.139 microempreendedores individuais, cerca de 11% do total de formalizados em todo o país. Entre janeiro e setembro de 2020 foram registrados 158.973 MEI no estado, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Confira a programação completa da Semana Global do Empreendedorismo na Regional Triângulo: 16/11 – 19h30 – PALESTRA – Venda Mais Pelas Redes Sociais – Uberaba (PRESENCIAL); 17/11 – 19h – OFICINA – Conexão Delas: A jornada não termina aqui – Uberlândia (ON-LINE); 19/11 – 13h – OFICINA – Como ser MEI na prática – Uberlândia (PRESENCIAL); 24/11 – 19h – PALESTRA – Como organizar as finanças da sua empresa – Regional Triângulo (ON-LINE); 25/11 19h – PALESTRA – Crie estratégia para conquistar e fidelizar o seu cliente – Regional Triângulo (ON-LINE).

Outras Notícias