Segurança das barragens será reforçada no Carnaval

 Segurança das barragens será reforçada no Carnaval

Reprodução

 

Recomendações aos órgãos públicos de todo o estado de Minas Gerais foram enviadas pelo Ministério Público (MPMG) a fim de garantir a segurança da população durante o Carnaval, assim como a preservação do patrimônio histórico e paisagístico da região. Para este ano de 2020, o MPMG faz um apelo especial às cidades que possuem barragens em algum nível de alerta, como é o caso de Araxá. Aqui, uma das barragens de resíduos de mineradora está em nível de alerta 1, o que não coloca os municípios próximos em risco iminente, no entanto, merece atenção.

 

A orientação é que as medidas de segurança sejam reforçadas pela empresa, além de instalação de mais placas de sinalização, divulgação das rotas de fuga e informações a respeito da situação da barragem. Também é recomendado que as áreas próximas à barragem sejam evitadas pelos foliões e que as festividades aconteçam em locais fora de risco de inundações. A concentração de foliões e trajetos dos blocos devem ser analisados previamente. De acordo com o MPMG, os municípios foram instruídos a elaborar um Plano de Evacuação de Emergência para a retirada segura da população quando as áreas de risco não puderem ser evitadas.

 

A respeito do patrimônio histórico e paisagístico, o MPMG pede que as prefeituras direcionem a realização dos eventos para locais de estrutura adequada, preferencialmente longe de bens históricos e culturais. Quando isso não for possível, a recomendação é que seja observada uma distância segura entre o patrimônio a ser preservado e as estruturas montadas para a festa, como palcos, telões, barracas e trios. Estes locais devem ser vistoriados e aprovados pelos órgãos competentes. Após o evento, os ambientes devem ser restaurados à situação original, com limpeza, retirada de cartazes e enfeites.

Outras Notícias