Secretaria de Saúde busca ampliação da testagem para Covid-19 em MG

 Secretaria de Saúde busca ampliação da testagem para Covid-19 em MG

 

Em Minas Gerais, até o momento, foram realizados 60.241 exames para o diagnóstico da Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde. Sobre a testagem para Covid-19 e o mercado produtor de insumos para esses testes, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, explicou que é possível perceber uma mudança no atual cenário.

 

“Antes, nós tínhamos uma situação de desabastecimento, com uma limitação internacional de testes. Isso refletia também no Brasil e gerava a necessidade de direcionar os testes para os estados que sofriam maior acometimento pela Covid-19 e enfrentavam dificuldades no controle da doença”, detalha.

 

Neste momento, no entanto, segundo Amaral, tanto a Secretaria de Estado de Saúde, quanto o Ministério da Saúde realizam processo de compra de testes e a expectativa é de que, em breve, seja possível ampliar a testagem no estado. Atualmente, a rede pública segue um padrão de indicação dos exames para grupos como, por exemplo, os profissionais da saúde e da segurança pública em atividade, sejam da assistência ou da gestão, e também para pessoas que residam no mesmo domicílio de um profissional da saúde e da segurança pública em atividade. São consideradas, ainda, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Outras Notícias