Projeto de eficiência energética beneficia famílias de Araxá

 Projeto de eficiência energética beneficia famílias de Araxá

Iniciativa deve beneficiar 1,7 mil moradores

 

Com o objetivo de levar às famílias de baixa renda cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica uma oportunidade de reduzir o desperdício de energia decorrente do uso de equipamentos ineficientes e readequar a parcela do orçamento destinada à conta de luz, a Companhia de Energia de Minas Gerais está substituindo lâmpadas, chuveiros e geladeiras de alto consumo por outros mais econômicos e modernos, além da possibilidade de instalação de Sistema de Aquecimento Solar. A iniciativa, que chega agora a Araxá, unifica as ações do programa de eficiência energética da estatal, é regulado pela Anel. Nesta nova etapa a estimativa é que 1.734 potenciais famílias residentes em Araxá sejam alcançadas.

 

A ação traz diversos benefícios, dentre os quais o de aproximar o cliente e permitir a orientação sobre hábitos que possibilitam a economia de energia. Ainda durante as visitas nas residências a Cemig realiza a substituição de 05 lâmpadas ineficientes por outras de tecnologia LED, que, além de mais econômicas, apresentam maior durabilidade. Além das lâmpadas, as famílias também podem ter a geladeira substituída. Para esse processo, a companhia realiza um levantamento segundo critérios de consumo, ano de fabricação e das condições de conservação em que o equipamento é encontrado. Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos ineficientes são recolhidos e destinados à reciclagem de acordo com as normas ambientais vigentes.

 

O programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

Outras Notícias