Presidente Bolsonaro desembarca em Araxá para cumprir agenda na cidade de São Roque de MG

 Presidente Bolsonaro desembarca em Araxá para cumprir agenda na cidade de São Roque de MG

Foto: Diário Sintonia

A manhã desta segunda-feira, 18 de outubro, foi movimentada aqui em Araxá. Por volta das 9h30, o presidente Jair Messias Bolsonaro desembarcou na cidade ovacionado pelos populares aos gritos de “mito, mito, mito” que estavam em frente ao Aeroporto Municipal Romeu Zema. Eles puderam ver de perto a principal autoridade política do país, mas a imprensa ficou distante da área de embarque e desembarque por determinação da equipe de apoio. A segurança foi reforçada na entrada de acesso ao local e todos tiveram que passar por revista para adentrar ao aeroporto.

Foto: Diário Sintonia

Refletindo a postura do presidente com a imprensa nacional, ele não concedeu entrevista para os veículos de comunicação daqui da cidade e seguiu à compromisso em São Roque de Minas, sede da Serra da Canastra. Lá, ele participa do lançamento do Programa Jornada das Águas, evento que vai partir da nascente histórica do Rio São Francisco e percorrer os nove estados do Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água. É um roteiro que se inicia na cidade mineira e será finalizado em Propriá, em Sergipe, no dia 28 de outubro.

Foto: Diário Sintonia

Além da presença de populares, o prefeito Robson Magela, o deputado estadual Bosco e o vereador Luiz Carlos Bittencourt, representando a Câmara Municipal,  estiveram no Aeroporto Romeu Zema para recepcionar Jair Bolsonaro. Na chegada ao local, Robson destaca a entrega de ofícios para o presidente da República. “Vamos aproveitar esse momento para apresentar demanda sobre a questão do recurso do município que ele já está aprovado, porém parado em Brasília referente aos R$ 35 milhões para a gente poder dar uma ajeitada na cidade e tem também o anel viário, um sonho da população para desafogar o trânsito pesado daqui de Araxá”, destaca.

Foto: Ascom PMA

A primeira solicita gestão junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional para liberação de recursos para suprir o desequilíbrio econômico financeiro oriundo dos contratos de prestação de serviço para a duplicação da avenida Hitalo Ros e recapeamento de diversas vias dos bairros da cidade. A demanda pede acréscimo de cerca R$ 7,8 milhões no contrato, tendo em vista a alta do valor da matéria-prima para a composição do asfalto. Esta demanda já foi apresentada ao ministério em junho passado.

A segunda demanda, relativa ao Ministério da Infraestrutura, solicita a inclusão de anel viário no Programa de Concessão da BR-262 no município de Araxá, com o objetivo de interligar a BR-262 com a BR-146, facilitando o escoamento do fluxo para as mineradoras, fábricas e aeroporto. Atualmente, a BR-146 passa por dentro do município, gerando transtornos. O anel viário seria dividido em duas partes, Anel Viário Oeste sentido Uberaba e Anel Viário Leste sentido Belo Horizonte. A prefeitura também protocolou solicitação junto à Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura em junho de 2021.

Foto: Diário Sintonia

De acordo com o deputado, a presença de Jair Bolsonaro é muito importante para a região. Seguindo a mesma linha de raciocínio do prefeito, Bosco vai aproveitar para reforçar com o presidente sobre uma demanda relacionada a uma rodovia que tira o sono dos motoristas. ‘Vamos falar com ele sobre a rodovia que liga Araxá a Uberlândia e se encontra em situação precária. Já foi feito um processo de licitação e está precisando de ser homologado. As providências precisam ser tomadas na maior brevidade e urgência. Tendo oportunidade vou reforçar isso junto com ele. A presença do presidente da República não deixa de ser um marco para nós de Minas Gerais e de Araxá. Tomara que tenhamos boas novas”, ressalta.

Na passagem de Bolsonaro por Araxá também teve um momento de reverência ao ex-combatente Francisco Matias de Oliveira, que completa 100 anos no próximo dia 27 de novembro. O presidente deve sair de São Roque de Minas no começo da tarde de hoje e retornar à Araxá entre 12h45 e 13h.

Fotos: Desembarque de Bolsonaro em Araxá – Diário Sintonia / Presidente com ex-combatente Francisco Matias de Oliveira – Liziane Francisco de Oliveira, prima da esposa de Francisco, Maria Barcelos Oliveira (in-memorian)

Outras Notícias