Prefeitura de Araxá busca recursos para canalização do Córrego Grande

 Prefeitura de Araxá busca recursos para canalização do Córrego Grande

Foto: Ascom PMA

Para evitar enchentes e proporcionar o desenvolvimento sustentável da cidade, a Prefeitura de Araxá planeja a extensão da canalização do Córrego Grande. O prefeito Robson Magela e o secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, estiveram em Brasília nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, solicitando ao Governo Federal a liberação de recursos para prolongamento da avenida Rosalvo dos Santos, desde o cruzamento com a Rua Brígido de Melo Filho até o encontro do Córrego Grande com a ponte da BR-262.

A Administração Municipal já desenvolveu um projeto de concepção de todo o empreendimento e já está em fase de contratação da elaboração dos projetos executivos. A intenção é executar a obra por etapas. Ao todo, serão necessários cerca de R$ 70 milhões para a extensão da canalização do córrego, o que permitirá a construção de uma avenida até a rodovia BR-262. A 1ª etapa do projeto, que compreende 1.613 metros de canalização, tem um valor estimado de R$ 18 milhões.

O Córrego Grande começa no encontro dos córregos Santa Rita e da Galinha, no bairro Bom Jesus, e passa pelos bairros Leblon, Francisco Duarte, São Francisco, Ana Pinto de Almeida, Santa Maria e Max Neumann. A solicitação do município será entregue ao Governo Federal pelo senador Alexandre Silveira.

De acordo com o prefeito, a extensão da canalização do Córrego Grande é uma antiga demanda da cidade. “Esse é um projeto muito importante para o município. Uma obra que é reivindicada há vários anos pela população e que pretendemos iniciar na nossa gestão. Sabemos o quanto é difícil a busca por esses recursos. Vários ex-prefeitos já tentaram e não conseguiram viabilizar. Mas, temos construído um bom relacionamento no Senado e na Câmara Federal para conquistar recursos que serão fundamentais para o desenvolvimento de Araxá”, destaca Robson.

Líder do Governo

O prefeito Robson Magela também foi um dos convidados a prestigiar a posse de Alexandre Silveira (PSD-MG) como senador da república. Ele é o primeiro suplente de Antônio Anastasia (PSD-MG), que deixou o Senado para assumir cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

No mês passado, Alexandre Silveira recebeu o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir o posto de líder do governo na Casa, vago desde dezembro. Na ocasião, ele publicou em uma rede social que decidiria sobre o convite somente após a posse. Silveira ainda está conversando com colegas de partido e só deve definir a questão na próxima semana.

Além de senadores, deputados e prefeitos, estavam presentes na cerimônia os ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo).

Outras Notícias