Posto de coleta de sangue será implantado em Araxá

 Posto de coleta de sangue será implantado em Araxá

 

Vistoria técnica da Fundação Hemominas foi realizada nessa semana na Santa Casa de Misericórdia de Araxá. Profissionais da Fundação Hemominas, de Belo Horizonte, e do Hemocentro, de Uberaba, vieram para verificar a instalação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) em Araxá. O local onde funciona o setor de oncologia foi vistoriado e aprovado pelos técnicos para abrigar o posto de coleta de sangue de Araxá. O espaço oferece toda a estrutura e logística necessária. Agora, após a aprovação técnica, será formalizado um plano de trabalho entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura de Araxá.

 

Depois de assinado, o Hemominas de Uberaba ministrará um treinamento para os profissionais que prestarão serviços em todo processo de coleta. Também será necessária a aprovação da vigilância sanitária. Participaram da reunião a secretária municipal de Saúde, Diane Dutra; o assessor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o médico Alonso Garcia Rezende; o hematologista Leandro Gustavo de Oliveira e o vereador Fabiano Santos Cunha, que indicou Araxá para ter o PACE e tem acompanhado todo o processo de implantação.

Alonso Garcia, Leandro Gustavo, Fabiano Santos, Diane Dutra.

O próximo passo é o envio de um relatório que os representantes do Hemominas enviarão para o município e após ele será feita uma reunião com os hospitais para selecionar os profissionais que serão capacitados. O serviço vai ser operacionalizado em parceria com os hospitais e a Associação dos Doadores de Sangue de Araxá. A coleta de sangue será feita a cada 15 dias e essa doação será enviada para o Hemominas de Uberaba, o material será distribuído para os hospitais de acordo com a necessidade dos pacientes.

Outras Notícias