PM alerta comerciantes sobre notas falsas

 PM alerta comerciantes sobre notas falsas

Reprodução

 

Em festas de grande circulação de dinheiro os comerciantes ficam vulneráveis às cédulas falsas, como acontece no carnaval. Por isso, a Polícia Militar orienta que estes profissionais fiquem atentos e não deixem de verificar as notas antes de receber o pagamento, para que não sejam prejudicados. O órgão informou algumas das características que podem ser observadas.

 

A primeira delas é a marca d’água na região central da nota. O fio de segurança também pode ser analisado nas notas de 10, 20, 50 e 100 reais. Nele está escrito o valor e a palavra “reais”. O alto-relevo pode ser verificado em áreas diferentes da nota, como no nome do país, nos números pequenos na lateral das notas, no verso e no animal que ilustra cada uma delas. Além destes pontos, a faixa holográfica também indica se uma cédula é falsa ou verdadeira. Na verdadeira, ao movimentar a nota, o número do valor e a palavra “reais” alternam e a figura do animal fica colorida.

 

No caso de receber uma nota falsa, é indicado acionar a Polícia Militar imediatamente. Caso não seja possível, a recomendação é encaminhar a cédula para exame em uma rede bancária e solicitar recibo de retenção. As notas falsas não são trocadas pelo Banco Central, portanto é importante estar atento para não ser prejudicado financeiramente. A PM alerta, ainda, que a falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena de prisão de 3 a 12 anos. Quem colocar uma nota falsa em circulação, mesmo que não seja o falsificador, pode ser punido com até dois anos de detenção.

Outras Notícias