Para 2022, Araxá abriu 572 novas vagas na rede de ensino, diz Prefeitura

 Para 2022, Araxá abriu 572 novas vagas na rede de ensino, diz Prefeitura

Foto: Ascom PMA

Para atender a demanda de procura por vagas em Cemeis, a Secretaria Municipal de Educação decidiu por ofertar novas vagas. Só neste ano, 572 foram abertas para o ensino infantil. Desse total, 300 vagas serão para atender crianças a partir de 4 mês até 3 anos incompletos. Outras vagas também serão criadas com o projeto de ampliação das creches e convênios com entidades de ensino privadas. Esse aumento foi motivado também com a chegada de famílias de outros estados em Araxá e a crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19.

De acordo com a secretária de Educação, Zulma Moreira, espaços públicos ao lado ou anexos às escolas da rede municipal de ensino serão reformados para abertura de novas vagas. “No Cemei Doralice Afonso de Azevedo, por exemplo, localizada no bairro Ana Antônia, a ampliação e reforma da antiga sede da Zoonozes, anexo a unidade de ensino, vai garantir a abertura de até novas 80 vagas. Uma ampliação que foi ocasionada devido à grande demanda que surgiu de mães e responsáveis. Na maioria dos Cemeis essa ampliação vai possibilitar o atendimento das crianças também em tempo integral”, explica Zulma.

Segundo o prefeito Robson Magela, essa ampliação é de fundamental importância para a comunidade. “Essas ampliações são extremamente necessárias para a educação básica da cidade e, com certeza, darão um ótimo retorno para as famílias, crianças e o futuro do município. Em 2021, fizemos um investimento altíssimo na educação, marco histórico para Araxá. Agora, no início de 2022, já estamos criando esse braço da educação, os anexos que vão atender parte dessa demanda imensa que temos na cidade”, ressalta.

Zulma lembra que o município já alcançou a meta do Plano Municipal de Educação, mas que o trabalho da Prefeitura de Araxá é reduzir ao máximo a demanda existente. “Hoje, o Plano Municipal de Educação prevê que até 2024 o município atenda, obrigatoriamente, 50% da demanda existente. Nós já alcançamos essa meta em 2022, mas o nosso objetivo é ultrapassá-la para atender o maior número de crianças possível. Sabemos o quanto a abertura de novas vagas é importante para as mães, pois a situação econômica da maioria das famílias do país está difícil e as creches em tempo integral possibilitam que essas mães possam arrumar um emprego”, lembra a secretária.

Outras Notícias