Paineiras são cortadas para evitar acidentes

 Paineiras são cortadas para evitar acidentes

Laudo apontou necessidade da poda

 

As espécies de árvore de paineiras, localizadas em frente ao cemitério da área Central, foram cortadas após o laudo recomendado pelo IPDSA, Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, apontar a necessidade de corte da paineira. O corte da outra árvore existente no local com o mesmo problema deverá ser realizado nas próximas semanas.

 

Uma empresa de Piracicaba/SP esteve em Araxá no mês de abril para continuar com os estudos promovidos anteriormente pelo instituto e realizou um ultrassom por impulso que atestou a necessidade do corte. Ela foi atacada por larvas do besouro metálico gigante, originário da Amazônia, que destroem o sistema de raízes e deixam as árvores sem sustentação.

 

De acordo com o superintendente do IPDSA, Ricardo Manoel de Oliveira, o instituto contratou a empresa para fazer uma avaliação técnico-científica que permitiu avaliar mais precisamente o estado da árvore. “Essa avaliação mostrou que a árvore estava comprometida e a recomendação foi mesma pela supressão. Podemos identificar que realmente o estado da árvore é o que o laudo mostrou, completamente oca, sem resistência e a estrutura totalmente comprometida com altíssimo risco de cair”, comenta o superintendente.

 

Ricardo acrescenta que o laudo identificou também a mesma situação da árvore suprimida na espécie próximo ao velório municipal Passo da Saudade, e foi atacada por larvas do besouro metálico gigante. “Elas ataca principalmente a paineira, uma árvore de madeira mole. Isso nos preocupa porque já identificamos larvas de besouro em outras paineiras. Provavelmente, também estão comprometidas”, revela Ricardo Manoel.

Outras Notícias