Órgãos priorizam atendimento on-line

 Órgãos priorizam atendimento on-line

 

Diversos órgãos do Estado de Minas Gerais de atendimento ao público estão restringindo o acesso à população como forma de evitar a circulação e concentração de pessoas. Esta é uma das medidas preventivas quanto à transmissão do coronavírus (Covid-19), que já fez catorze vítimas confirmadas no estado. Os órgãos que adotaram as normas são o Detran, o Sebrae, a Secretaria de Estado da Fazenda e a Cemig. A Câmara Municipal de Araxá, em reunião realizada ontem, 17/03, aprovou dois projetos que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo coronavírus. As medidas incluem a aquisição de álcool em gel para repartições públicas, empresas de transporte e terminal rodoviário. Foi solicitado, ainda, a criação de um plano de trabalho home office.

 

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) divulgou nesta quarta-feira, 18/03, que estão sendo priorizados os atendimentos on-line através do site oficial do órgão por meio de formulário eletrônico disponível na página do serviço e por meio do Fale Conosco. Dos serviços realizados apenas pelo site estão renovação da CNH; alteração de endereço no mesmo município (Habilitação); solicitação de CNH definitiva, 2ª via da CNH, mudança de categoria, Permissão Internacional para Dirigir; cadastro para primeira habilitação; marcação de provas de legislação e reciclagem; dentre outros. Na impossibilidade de concluir o serviço on-line, é necessário fazer o agendamento para atendimento presencial. Aulas teóricas e presenciais de formação de condutores estão suspensas pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado por mais 15.

 

Já o Sebrae suspendeu os atendimentos presenciais e visitas ao Programa Sebrae na sua Empresa. A medida começa a valer nesta quarta-feira, 18/03, e vai até o dia 31 de março. Os empreendedores que têm atividades agendadas neste período poderão marcar uma nova data ou optar por receber o reembolso do valor pago. Por medida de precaução, o Sebrae Minas também cancelou os eventos agendados no período de 23 de março a 23 de abril.  Alguns eventos serão remarcados e as novas datas comunicadas assim que possível. O atendimento aos clientes será realizado a distância, por meio da Central de Atendimento (0800 570 0800) ou por e-mail.

 

Medida semelhante foi tomada pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) a partir desta quarta-feira, 18/03. No entanto, os atendimentos foram apenas parcialmente suspensos. Segundo o órgão, a medida não prejudicará cidadãos e contribuintes, pois a maior parte dos serviços prestados já está disponível pela internet. Para ter acesso às funcionalidades oferecidas on-line, basta consultar a lista no Catálogo de Serviços. “Ficam temporariamente suspensos, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da epidemia causada pelo coronavirus (COVID-19), as visitações públicas e o atendimento presencial ao público externo que puder ser prestado por meio eletrônico ou telefônico”, explica documento divulgado pelo órgão. A recomendação é de que o deslocamento até a sede seja evitado, caso não haja urgência. Ações incluem as unidades da Receita Federal, como a de Araxá.

 

Ainda, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a concessionária se uniu aos órgãos públicos diante das recomendações do setor da saúde, relacionadas ao risco de contágio trazido pelas aglomerações. Dessa forma, a companhia orienta seus clientes a evitarem o atendimento presencial nas agências e buscarem os canais digitais de atendimento. Segundo o gerente de Comunicação e Marketing, Elieser Francisco Correa, “os canais digitais contemplam a grande maioria dos serviços disponíveis aos clientes, por isso, pedimos o apoio da população em unir forças com a Cemig para evitar a propagação do coronavírus”. A concessionária decidiu, também, enviar 70% de seus colaboradores da área administrativa para realizarem o trabalho de casa, sem a necessidade de ir até a empresa.

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