Mutirão de mamografias realiza 60 exames em único dia

 Mutirão de mamografias realiza 60 exames em único dia

 

A ação realizada no Centro de Atendimento à Mulher atendeu àquelas que aguardavam para fazer o exame de mamografia. Elas tiveram a chance de realizar o procedimento durante o mutirão que disponibilizou 60 exames durante toda sexta-feira, 18 de outubro, no dia D que serviu como alerta para a importância do diagnóstico precoce. Uma das beneficiadas pela iniciativa, que ocorre no mês da campanha para conscientizar as mulheres sobre a doença, foi Maria Izabel Vilela. “Se a gente tiver com a doença, fizer tratamento, tem cura, agora se a gente deixar passar não. Por isso que é importante fazer o exame”, disse a dona de casa.

 

As mulheres acima de 40 anos podem comparecer no Centro de Atendimento à Mulher onde o agendamento é feito todos os dias, de segunda-feira a sexta-feira, basta levar documento pessoal e o pedido do médico. No mesmo dia alunos de enfermagem de uma escola técnica participaram fazendo exames de pressão arterial e glicemia, com foco também na prevenção do câncer de próstata.

 

Raio X da doença

Em Minas Gerais, no ano passado, foram diagnosticados 4.922 casos de câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde. Até o mês passado esse número chegou a 1.868. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa total para 2019 é de ocorrência de 5.360 novos casos, com a taxa bruta de 50,15 casos por 100 mil mulheres mineiras. Já no caso do câncer de colo do útero, a doença é a terceira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com exceção do câncer de pele.

Outras Notícias