Mineradora realiza novos testes de sirene no dia 29/01

 Mineradora realiza novos testes de sirene no dia 29/01

 

Previsto no Plano de Ação de Emergência para Barragens, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) realiza, nesta quarta-feira, 29/01, novos testes de sirenes. A atividade não envolve a participação dos moradores, portanto eles não precisam deixar suas casas. O objetivo é garantir o funcionamento do sistema de alerta de emergência em barragens.

 

A mineradora possui seis sirenes com capacidade de promover alerta de emergência por toda a Zona de Autossalvamento (ZAS). No caso de uma situação real, as sirenes são ativadas para informar à população que pode ser afetada para que iniciem os procedimentos de evacuação. De acordo com a mineradora, todas as suas barragens estão em condições estáveis e de acordo com os fatores de segurança recomendados pelas normas técnicas de legislação vigente.

 

As verificações técnicas das barragens são periódicas, com monitoramento e manutenções constantes, visando garantir o desempenho esperado e as condições de segurança. Participam do teste todos os órgãos competentes. A checagem do sistema de alerta sonoro é apenas preventiva e não oferece risco. De acordo com boletim da Defesa Civil, divulgado na tarde de ontem, 26, as barragens de Araxá não foram afetadas pelas chuvas e permanecem em nível de alerta um.

Outras Notícias