Mais de 70% da violência sexual infantil ocorre dentro de casa

 Mais de 70% da violência sexual infantil ocorre dentro de casa

Campanha de conscientização foi encerrada com maratona

 

Em alusão ao dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrados no sábado, 18/05, crianças, adolescentes e adultos participaram da 1ª maratona Contra a Violência Sexual no Complexo do Barreiro. O evento reuniu centenas de pessoas e encerrou uma sequencia de atividades na cidade na campanha iniciada em junho do ano passado. O objetivo é alertar a sociedade sobre esse tipo de crime e envolver a família na prevenção e combate.

 

Dados do Disque 100 mostram que, só no ano passado, foram registradas um total de 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade. A maior parte delas, 13.418 dos casos, é de abuso sexual e 3.675 denúncias de exploração sexual. Números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.

 

Em Araxá no diagnóstico parcial em 2018 houve 90,9% a mais de casos em relação com 2017; e redução de 11,9% em 2019, de janeiro a abril.

 

Ao lado do filho Pedro, de 7 anos, Maria de Fátima Sampaio era só sorrisos e um pouco de cansaço após correr cerca de 250 metros empurrando a cadeira de rodas da criança, que tem paralisia cerebral. Para ela, crianças com deficiência são ainda vulneráveis a situações de abuso e violência sexual e, nesse sentido, a conscientização do núcleo familiar e a capacitação de profissionais da educação e conselhos tutelares é crucial para o enfrentamento do problema.

 

“As crianças especiais, muitas vezes, ficam mais vulneráveis porque não têm os mesmos mecanismos de defesa que outras. Por isso, o envolvimento da família, dos pais, da escola e poder público é fundamental”, afirma.

Outras Notícias