Justiça determina restauração do Hotel Colombo no Complexo do Barreiro

 Justiça determina restauração do Hotel Colombo no Complexo do Barreiro

O não cumprimento da liminar acarretará multa de cinco mil reais ao dia podendo chegar à dois milhões de reais

Patrimônio

A edificação com 53 leitos e capacidade para receber cerca de 180  pessoas foi construída no ano de 1929. Pelo hotel passaram hóspedes de grande importância, como o ex presidente Getúlio Vargas.

Em 2012 após ser fechado, foi constatação o valor histórico do prédio que foi tombado como patrimônio. Na época com mais de 80 anos de atividades o local, já exigia investimentos para uma reforma geral para a utilização do espaço, que deveria se tornar a sede administrativa da Cidade Tecnológica.

Desapropriado por três milhões de reais ainda na gestão do ex prefeito Jeová Moreira da Costa,  abrigaria  cursos de pós-graduação, consultoria e pesquisa do projeto Cidade da Tecnologia e Inovação de Araxá, em parceria com universidades internacionais nas áreas de Medicina, Direito, Economia, Administração Pública, Filosofia, Arquitetura, Arqueologia, Gestão de Conflitos e Sociologia.

Além disso, o extinto hotel abrigaria residência para estudantes de professores estrangeiros, projetos de pesquisa e seminários internacionais.

 

Determinação Judicial

Em 2015, o atual prefeito Aracely de Paula abriu um processo licitatório para a venda do imóvel, mas não houve interessados. Desde maio de 2017 uma ação judicial tramita na Comarca de Araxá e a determinação para a restauração foi deferida este ano, no dia 23 de julho. A atual administração municipal tem até o dia 22 deste mês para cumprir a ordem.

A negativa do legislativo implicará em multa inicial de  cinco mil reais ao dia, podendo chegar à dois milhões de reais.

Administração atual

A Prefeitura não se manifestou sobre o assunto.

Outras Notícias