Jornalista Luis Nassif fala sobre banqueiro e embaixador

 Jornalista Luis Nassif fala sobre banqueiro e embaixador

Walther Moreira Salles foi um financista brasileiro

 

O debate e lançamento da biografia de “Walther Moreira Salles – O Banqueiro-Embaixador e a Construção do Brasil” (Companhia Editora Nacional) será o tema do projeto Sempre Um Papo. O jornalista Luis Nassif fala da obra de 445 páginas, que conta a história do banqueiro e embaixador, considerado o mais expressivo financista brasileiro do século passado, uma espécie de Barão de Mauá do século XX.

 

Encontro que acontece às 19h30 no Teatro Municipal, com entrada gratuita, nessa quarta-feira, 24/04. Nestes tempos de perda de rumo nacional o livro descreve os principais capítulos da saga brasileira no século XX, um país que era pequeno, mas pensava grande, e se tornou a economia de maior crescimento do planeta até os anos 1980, em que pese a sucessão de crises políticas do período. Walther participou dos episódios mais relevantes do século e os narrou ao Nassif com riqueza de detalhes e olhar contemporâneo.

 

O livro descreve a sociedade quase provinciana do Rio de Janeiro dos anos 1940, na qual os principais expoentes se reuniam no fim da noite para jogar biriba. É com esses imigrantes que Walther se aproxima do novo mundo financeiro que se forma no pós-guerra. O livro relata quem foram essas figuras-chave que abriram os olhos do jovem banqueiro para o mercado financeiro internacional.

 

O escritor e jornalista que aborda o tema, Luis Nassif, introduziu o jornalismo de finanças pessoais e eletrônico no país, ganhou Prêmio Esso de Jornalismo em 1986. Premiado pela Fundação Nacional de Qualidade como um dos disseminadores dos conceitos de qualidade, e finalista do Prêmio Jabuti de 2002.

Outras Notícias