Incentivo à adoção enfatiza como mudar um destino

 Incentivo à adoção enfatiza como mudar um destino

Juristas debatem aspectos psicoeducativos

 

Com o foco nas possibilidades de um futuro melhor para crianças e adolescentes que aguardam adoção, o grupo Aquecendo Vidas promove, entre os dias 19 e 25 de maio, a semana municipal de incentivo a adoção de crianças e adolescentes. A abertura oficial foi realizada na tarde de ontem (20/05), na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de autoridades e entidades.

 

Promotora de Justiça e Curadora da Infância e Juventude, Dra. Mara Lúcia Silva Dourado, destacou a participação do Ministério Público na abertura da solenidade para celebrar a iniciativa promovida pelo Grupo Aquecendo Vidas que, com poucos anos de atuação, já colhe frutos desse trabalho que exige tempo e dedicação.

 

Luciana Namias Vicente, presidente do grupo Aquecendo Vidas, ressalta a importância dos grupos de apoio que nascem da necessidade que as famílias têm de um suporte antes, durante e após o processo de adoção. “As crianças e adolescentes precisam de nós para constituir uma família. Eu tenho certeza que cada um aqui pode transformar suas ações em benefício das crianças e adolescentes de nossa cidade, especialmente aqueles que aguardam a possibilidade de ter uma família.”

 

Idealizadora do Programa de Qualidade na Interação Familiar, a psicóloga Lídia Natália Dobriansky Weber, também está em Araxá como palestrante. De acordo com Lídia, a promoção de uma Semana de Adoção em uma cidade relativamente pequena como Araxá, é uma iniciativa fantástica. “Mostra uma organização social e política fenomenal e outras cidades precisam seguir esse exemplo e Araxá”, diz.

 

Com o tema “Você pode mudar um destino” a Semana Municipal de Incentivo a Adoção foi criada por meio de lei do vereador Raphael Rios. “Foram palestras ricas em informações e que provocam ações dos três poderes. Com mais visibilidade ao tema e qualificação à rede de proteção as crianças e adolescentes da cidade só tem a ganhar”, destaca o vereador.

 

Sempre Um Papo

O projeto faz parte da programação da semana municipal de incentivo à adoção de crianças e adolescentes de Araxá, promovendo o debate “Interfaces da Adoção: Aspectos Jurídicos e Psicoeducativos”, com a participação dos juristas Lídia Weber (Curitiba) e Cláudio Medeiros (Natal), referências no tema no Brasil. O evento será hoje, terça-feira, 21 de maio, às 19h30, no auditório da Acia (avenida Getúlio Vargas, 365, Centro), com entrada gratuita.

 

 

 

 

 

 

 

Nos últimos dez anos a adoção no sistema nacional passou por profundas transformações, no que diz respeito à orientação e fiscalização das instituições de acolhimento, à legislação que regulamenta e garante os direitos de crianças e adolescentes sob medida protetiva, à participação das equipes técnicas das Varas de Infância e Juventude, bem como à implementação de estratégias para preparação de postulantes para inserção segura de crianças e adolescentes em famílias substitutas.

Outras Notícias