Governo de MG promove turismo rural com ACT que será assinado nesta quinta em Araxá

 Governo de MG promove turismo rural com ACT que será assinado nesta quinta em Araxá

Foto: Arquivo Diário Sintonia

Araxá vai receber uma cerimônia de assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para estimular a atividade turística em Minas, com destaque no turismo rural. O documento, que firma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), será assinado nesta quinta-feira, de 26 de agosto, às 14h, no Teatro Municipal, às 14h, pelo diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas José de Oliveira, em Araxá, no Alto Paranaíba.

O objetivo do ACT é criar condições para o desenvolvimento do turismo rural no estado, com capacitação de agricultores familiares, no sentido de ampliar a geração de emprego e renda no meio rural.

Entre as ações previstas estão a identificação de potencialidades regionais e apoio para a comercialização de produtos locais junto aos visitantes, além da elaboração de roteiros em segmentos específicos como turismo rural, de base comunitária, de experiência, de aventura e ecoturismo.

Na ocasião, também será oficializada a adesão do município de Araxá ao Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, e assinado decreto para a criação do Polo Gastronômico da Cozinha Mineira.

Circuito turístico

A inclusão de Araxá no Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra permite que o município receba recursos estaduais e federais para aplicação no turismo, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Turístico. Uma parcela de recursos arrecadados no estado é destinada aos municípios participantes dos circuitos turísticos, para investimentos em gestão de atividades no setor e preservação do patrimônio cultural.

Agora, são 19 os municípios associados: além de Araxá, já participam Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, Piumhi, São Roque de Minas, Ilicínea, Tapira e Vargem Bonita.

Fonte: Agência Minas

Outras Notícias