Expoqueijo Brasil está garantida em Araxá para agosto de 2022

 Expoqueijo Brasil está garantida em Araxá para agosto de 2022

Foto: Divulgação Expoqueijo Brasil

Considerado o maior evento do setor queijeiro no país, a Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards terminou neste domingo, 7 de novembro, e já tem data marcada para 2022. No próximo ano, produtores rurais, mestres queijeiros, especialistas, empreendedores e amantes de queijos do Brasil e do mundo têm um encontro marcado entre os dias 11 e 14 de agosto. O anúncio foi feito pela organizadora do evento, Maricell Hussein e pela secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini. “Temos o desafio de fazer um evento ainda mais relevante para o setor e que continue valorizando e mostrando a excelência do que produzimos”, enfatiza a secretária.

Para 2022 muitas das parcerias devem ser mantidas. Entre elas, está que proporcionou a formação de jurados e a utilização de um método codificado para os julgamentos dos queijos no concurso internacional. “Já acertamos tudo com o consulado italiano e com a Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf) para que possamos realizar no ano que vem o nosso concurso nos mesmos parâmetros. O evento fica em Araxá, deve praticamente duplicar até a pedido do governador Romeu Zema, mas as novidades vamos anunciando aos poucos, assim que forem se concretizando”, ressalta a organizadora Maricell Hussein.

Foto: Divulgação Expoqueijo Brasil

Números

O sucesso da Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards se traduz em números. De acordo com a organização, mais de quatro toneladas de queijo passaram pelo Parque do Barreiro durante o evento. Somente o Concurso Internacional reuniu 260 competidores com 809 queijos de 10 países, classificados em 54 categorias. O grande vencedor da competição foi um Bra Duro Dop com 15 meses de maturação, fabricado na região de Piemonte, na Itália. Após uma avaliação final e concorrendo com os quinze queijos mais bem classificados na opinião de 150 jurados, o queijo italiano recebeu a certificação “superouro”.

Além deste, os melhores de cada categoria foram premiados com classificações “ouro”, “prata” e “bronze”. A região da Serra da Mantiqueira, recentemente reconhecida pelo Governo do Estado como produtora de queijo artesanal, levou mais de 30 prêmios no concurso. “Estamos mostrando para o Brasil e para o mundo a capacidade que Minas tem de ser referência. Na minha opinião este é o evento mais sério e transparente em termos de avaliação de queijos e responsabilidade com o nome do produtor”, ressalta o presidente da Associação dos Produtores de Queijo da Serra da Mantiqueira (Aproman), Luiz Antônio Guimarães.

Foto: Divulgação Expoqueijo Brasil

Valorização que deve se reverter em negócios, outro foco da Expoqueijo Brasil. Entre quinta-feira, 4, e domingo, 7, milhares de pessoas passaram pela Feira e pela Vila Gastronômica do evento. Nos mais de 100 estandes foi possível encontrar, além dos queijos, azeite, cachaça, café, artesanato e maquinários. A produtora Regina Sugaiama, que faz geleias em Belo Horizonte, se surpreendeu com os resultados. “A gente trouxe geleias de frutas e pimentas para a harmonização com o queijo. Tivemos uma venda direta muito boa e, fora isso, tínhamos muitos lojistas participando e com este contato já vamos conseguir entrar em lojas novas. Isso é um ganho imensurável em médio e longo prazo”, comemora. 

A Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards teve a apresentação do Ministério do Turismo e da CBMM. Foi realizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio máster da CBMM. Teve o patrocínio da Bem Brasil, Satis, Click Telecom e Codemig com a parceria da ONAF, AmiQueijo, Aqmara, Entreposto São Pedro, Faemg, Sebrae, Fiemg, Prefeitura Municipal de Araxá, IMA, EPAMIG, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma realização da Bonare Eventos, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Foto: Divulgação Expoqueijo Brasil

Grande vencedor do concurso

Um queijo italiano foi o grande vencedor do Concurso Internacional da Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. O produto, fabricado na região de Piemonte, é um Queijo Bra Duro Dop com 15 meses de maturação. A premiação ocorreu após um julgamento em que especialistas e mestres queijeiros avaliaram os 15 queijos mais bem classificados na primeira etapa do concurso, que contou com mais de 800 queijos inscritos.

Outras Notícias