Expoqueijo Brasil é aberta oficialmente e marca a retomada do turismo em Araxá

 Expoqueijo Brasil é aberta oficialmente e marca a retomada do turismo em Araxá

Foto: Diário Sintonia

A Expoqueijo Brasil teve a abertura oficial na noite desta quinta-feira, 4 de novembro, no estacionamento do Tauá Grande Hotel. O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, do cônsul da Itália no Brasil, Dario Saverese, do deputado estadual Bosco, do prefeito Robson Magela e de autoridades locais e regionais. Foi descerrada a placa que deu início ao evento que marca a retomada do turismo em Araxá. O setor ficou mais de dois anos parado por causa da pandemia. 

Foto: Diário Sintonia

Depois da abertura oficial da Expoqueijo Brasil, o governador Romeu Zema concedeu entrevista coletiva e afirmou que o Governo de Minas dará total apoio ao evento para a feira passar a ser realizada anualmente em Araxá. “Afinal de contas, Minas Gerais é o estado com a maior produção de laticínios e onde os queijos artesanais são reconhecidos mundialmente. Esperamos que a produção informal faça parte do passado. O Estado tem oferecido toda a orientação e instrumentos para que o queijo seja produzido de forma adequada. Um evento como este, que dá visibilidade à produção mineira, só reforça que o nosso queijo é de altíssima qualidade”, destaca. 

Foto: Diário Sintonia

Para a secretária Ana Valentini, o momento foi de exaltar a importância da Expoqueijo Brasil em Araxá como evento evento ESG (sigla em inglês para o conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança). ““Este é o momento da COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas no mundo) e a Expoqueijo 2021 é um evento ESG. A falta de saneamento, o lixo e os resíduos dos centros urbanos são grandes problemas ambientais. Quando valorizamos nossos produtos artesanais, a exemplo do queijo que é o nosso carro-chefe, damos a possibilidade para o produtor continuar vivendo no campo, reduzindo o êxodo rural e o inchaço nas grandes cidades. Precisamos de ações que levem o desenvolvimento para o interior do estado e que mantenham as pessoas com dignidade no campo. Este tem sido o esforço do sistema estadual da Agricultura”, ressalta.

Foto: Diário Sintonia

O prefeito de Araxá, Robson Magela, enfatizou que é fundamental para Araxá ter grandes eventos como a Expoqueijo Brasil. “Já entrou para o calendário de eventos da cidade. Nós vamos, sim, retomar nossa economia, nosso turismo, com responsabilidade. Fico feliz de ver um evento tão organizado como esse em nossa cidade”, disse.

Nesta sexta-feira, 5, segue a programação que reserva a primeira etapa do Concurso Internacional da Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. A partir das 14h mais de 100 jurados de várias partes do país começam a analisar dezenas de características que apontarão os melhores, entre os mais de 800 queijos inscritos.

Foto: Diário Sintonia

O público que estiver na feira (aberta a partir das 12h, com entrada gratuita) poderá acompanhar toda a emoção do julgamento por meio de um telão. A expectativa é de que o trabalho dos jurados só termine por volta de 17h, quando serão apontados os queijos que seguem para a grande final no sábado, 6. 

“Aqueles que são premiados ganham destaque na mídia, se tornam conhecidos no meio queijeiro, então eles vendem mais. Quem não ganha tem a oportunidade de começar a corrigir o queijo, se qualificando para elevar a qualidade do produto”, explica Élvio Rocha, comissário geral do concurso.

Foto: Diário Sintonia

A programação completa, você acompanha no site https://www.expoqueijobrasil.com.br/. Tudo sobre o primeiro dia de evento da Expoqueijo Brasil, o internauta do Diário Sintonia terá matéria ao longo da programação da Rede Minas.

Fotos: Diário Sintonia

Outras Notícias