Expansão da educação integral é anunciada

 Expansão da educação integral é anunciada

Número de vagas dobra no segundo semestre

 

A rede estadual de ensino ganha uma nova educação integral com expansão no número de vagas e escolas atendidas, a partir do segundo semestre deste ano. O modelo traz uma matriz curricular articulada entre as áreas de conhecimento e os campos integradores. Além das matérias regulares da base comum, os alunos vão ter aulas de projeto de vida, cultura e saberes em arte, educação para cidadania, laboratório de matemática, ciências e tecnologia, entre outras disciplinas que passam a fazer parte da matriz pedagógica.

 

O tempo integral será levado a mais 895 escolas nesse segundo semestre, com abertura de 34 mil vagas em todas as regiões do estado. Serão 9 mil vagas a mais que o acordado entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que previa abertura de 25 mil vagas em agosto próximo. No primeiro semestre foram criadas 30 mil vagas, em 500 escolas. Com a ampliação, a rede estadual chegará ao fim deste ano com 64 mil vagas para o ensino integral, em 1.395 escolas. O modelo vai estar presente em escolas de 533 municípios.

 

Em Araxá 12 das 15 escolas estaduais serão contempladas. O novo formato foi apresentado ontem (26/06), pela secretária de estado de educação, Julia Sant’Anna. Para a seleção das escolas que iniciarão as atividades no dia 29/7, foram considerados os seguintes critérios: ter oferecido o tempo integral no ano passado e solicitado continuidade no Plano de Atendimento para 2019; ter oferta de ao menos uma turma de educação básica; oferecer ao menos uma turma regular com no mínimo 15 alunos para os anos de início da oferta e possuir sala ociosa no contraturno para atender o modelo proposto de oferta progressiva.

As turmas do ensino integral criadas para o segundo semestre não serão mais multisseriadas, ou seja, formadas por alunos de diferentes idades e níveis educacionais, como vinha acontecendo no modelo antigo. A partir de agora, as turmas são únicas, com progressão e trajetória regulares, acompanhamento de frequência também no contraturno e matriz curricular integrada.

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