Evolução do EXO Nb será mostrada no Rally Minas Brasil, em Araxá

 Evolução do EXO Nb será mostrada no Rally Minas Brasil, em Araxá

Foto: Diário Sintonia

Produzido com a tecnologia do Nióbio, o EXO Nb (Esqueleto de Nióbio), o primeiro UTV (veículo utilitário de terreno) foi tema de uma apresentação feita na sede da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) nesta segunda-feira, 7 de março. Esse modelo vai correr um percurso total de mais de 500 quilômetros na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que é a quarta edição do Rally Minas Brasil, prevista para ocorrer entre os dias 9 e 12 deste mês, em Araxá e cidades das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Desenvolvido pela CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, em parceria com a Giaffone Racing, especializada na fabricação de carros e motores de competição, os veículos participaram pela primeira vez do Rally dos Sertões no ano passado. Agora, os UTVs se preparam para testar as melhorias implementadas nos últimos meses na competição off-road.

De acordo com o analista de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Érico França, destaca que “o primeiro avanço no EXO Nb, em relação à versão do ano passado, foi alcançado por meio de reduções de espessura e diâmetro das estruturas tubulares do chassi. O resultado é um carro mais leve e, portanto, de melhor desempenho, além de um menor consumo de combustível, sem impactar nos requisitos de segurança”, explica.

Mais um aprimoramento que o veículo recebeu foi o desenvolvimento de um distribuidor com peças de aço contendo uma tecnologia de Nióbio específica para engrenagens. A aplicação desse material ampliou significativamente a resistência e a durabilidade do componente, mesmo em situações extremas. “O resultado foi tão animador que, agora, estamos desenvolvendo outros componentes com esse material de modo a ampliar essa vantagem e permitir a criação de motores menores e, ao mesmo tempo, mais resilientes e efetivos”, comemora França.

Outros avanços são os discos de freio com Nióbio, resultando em um menor desgaste e maior segurança, além da utilização de aço inox microligado ao Nióbio, no lugar do inox comum, normalmente aplicado em componentes que precisam de uma maior resistência a corrosão e altas temperaturas, como o escapamento, por exemplo. A linha EXO Nb já conta com dois modelos, um com motor movido a etanol e outro em versão híbrida (etanol e elétrica), o EXO Nb-Hybrid. As empresas já estão desenvolvendo uma terceira versão totalmente elétrica do veículo, que será apresentada em breve.

Foto: Diário Sintonia

Rally Minas Brasil

Segundo o diretor do Rally Markers, responsável pela organização do evento, Fernando Bentivoglio, a corrida vai contemplar região de Ibiá, Pratinha, Sacramento e Tapira. “Muita gente vai poder conhecer e assistir de perto o Rally, ver o que existe de melhor no Brasil a nível de equipamento, de máquinas e de pilotos. Vai ser um evento muito bonito. Acredito que a nossa expectativa é muito grande, da comunidade também e dos pilotos”, diz.

Ele acrescenta que a qualidade técnica do percurso surpreendeu os organizadores. “Além das paisagens serem maravilhosas, o nível de dificuldade e qualidade da prova considero que está na casa do excelente. Isso me surpreendeu muito. A prova de cross country é de velocidade. Cada piloto larga em um intervalo de dois em dois minutos. Ele faz o percurso todo tentando obter o menor tempo. O piloto mais rápido vence a prova”, explica.

O Rally Minas Brasil terá um ponto de apoio que vai ser no Expominas onde o público vai poder ver todas as estruturas montadas pelas equipes participantes.

Foto: Diário Sintonia

Outras Notícias